FORMAÇÃO TAPIRI

ESCOLAS DE FORMAÇÃO 2018

 

1. EDUCAÇÃO INFANTIL (presencial)

Objetivo:  ZONA URBANA REPENSAR os processos para apropriação da leitura e escrita considerando as Diretrizes Curriculares e referenciais da Base Curricular Nacional para a Educação Infantil. ZONA RURAL – RODOVIÁRIA/RIBEIRNHA OPORTUNIZAR reflexões sobre os processos para apropriação da leitura e escrita no contexto da educação do campo considerando as Diretrizes Curriculares e referenciais da Base Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Público Alvo:  Professores de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola).

* Professores de 6º ao 9º ano (nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Ensino Religioso, Inglês, Educação Física, e Ciências);

* Professores da EJA, no 1º Segmento e no 2º Segmento (Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, Inglês, Artes, História, Geografia, Ciências e Educação Física);

* Gestores e Pedagogos da Educação do Campo (Rural Ribeirinha e Rodoviária).

 

2. BLOCO PEDAGÓGICO (presencial)

Objetivo: Desenvolver estratégias e metodologias para o aprimoramento da competência leitora e resolução de problemas.

Público Alvo: professores do Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) que não participam da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

 

3. EDUCAÇÃO FÍSICA (presencial)

Objetivo: Possibilitar diálogos entre as demais disciplinas curriculares e analisar possibilidades de um trabalho pedagógico significativo para melhorar a aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, através da Formação Continuada.

Público Alvo: Professores de Educação Física do Ensino Fundamental I.

 

4. EDUCAÇÃO DO CAMPO (presencial)

Objetivos:

  •  Educação Infantil ao 5º ano

Refletir os processos para apropriação da leitura e escrita no contexto da Educação do Campo considerando as Diretrizes Curriculares e referências da BNCC para a Educação Infantil e bloco pedagógico.

  • 6º ao 9º ano

Desenvolver estratégias e mediações pedagógicas na perspectiva da Educação do Campo.

Público Alvo: Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

 

5. PROFESSORES 4º e 5º ANOS

Objetivo: Oportunizar o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, dando sentido a prática pedagógica por meio da reflexão crítica.

Público Alvo: Professores do 4º e 5º anos.

 

6. PROFESSORES 6º ao 9º (presencial)

Objetivo: Proporcionar reflexão crítica sobre a prática pedagógica, a partir do currículo, das estratégias de ensino e avaliação dos processos com vistas na ressignificação do ensino e a aprendizagem de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Público Alvo: Professores de 6º ao 9º7

 

7. EJA 1º e 2º Segmentos (presencial)

Objetivo: Desenvolver processos de formação continuada que potencializem na gestão da aprendizagem na EJA, a partir dos desafios e perspectivas do ensino noturno.

Público Alvo: Professores de EJA 1º e 2º segmentos.

8. PEDAGOGOS

Objetivo: Desenvolver processos formativos que colaborem na gestão pedagógica das escolas, ressignificando a prática do pedagogo a partir dos desafios e das perspectivas do ensino público na atualidade.

Público: Pedagogos Educação Infantil, Ensino fundamental e EJA.

  • Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade

Objetivo : Promover a inclusão social e a garantia dos direitos humanos de todos os sujeitos do ambiente escolar, reconhecendo a diversidade étnico-racial, sexual e de gênero, religiosa, cognitiva, emocional, geracional, estética, físico-orgânicas, dentre outras e valorizando todas as identidades culturais, por meio do enfrentamento de práticas discriminatórias.

Público Alvo:  Professores de Educação Infantil, do Bloco Pedagógico, de 6º ao 9º ano, da EJA, Gestores e Pedagogos da Educação do Campo (Rural Ribeirinha e Rodoviária).